Ciência... indispensável ao desenvolvimento multiprofissional Science... indispensable to multiprofissional developm

José Nazareno Pearce de Oliveira Brito

Resumo


Os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento das tecnologias já existentes. A origem de novos conhecimentos objetivos científicos, advém da aplicação sistemática de respectivos métodos que adotam a forma de previsões concretas, quantitativas e comprováveis. As previsões são susceptíveis de serem estruturadas em leis ou regras universais, que descrevem o funcionamento de um sistema e preveem como irão atuar em determinadas circunstâncias. Podendo, então, ser a ciência dividida em ciência básica e em ciência aplicada (quando é aplicado o conhecimento científico às necessidades humanas).

A utilização da ciência básica, ferramenta com propósito de capacitar o profissional para o cuidado integral da saúde através de articulação das ações de promoção, prevenção e reabilitação, com vista à integralidade da atenção, no contexto dos hospitais privados e universitários, articulados com a rede do SUS, preservando as especificidades dos campos de saberes das diversas profissões.

O Hospital São Marcos, se destaca com trabalho assistencial em saúde, nas regiões norte e nordeste, beneficiando prioritariamente o Estado do Piauí, desenvolvendo ainda a inserção de capacitação profissional com aplicação dos regimes de residência médica, em várias áreas de atuação. Com um Centro de Pesquisa atuante, em uma diversidade clínica socioeconômica e cultural, a Instituição se destaca na área de pesquisa com o compartilhamento por diversos pesquisadores docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, das principais Instituições privadas, estaduais e federais deste Estado, obedecendo um regime ético e rigoroso de um Comitê de Pesquisa.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.