Grupo de estudos de curativos em terapia intensiva: Relato do experiência/Group of curative studies in intensive care: Experience report/Grupo de estudios de curativos en terapia intensiva: Relato de la experiencia

Ana Carolina Floriano de Moura, Fernando José Guedes da Silva Júnior

Resumo


Objetivo: descrever a atuação de um grupo de estudo de curativos em unidade de terapia intensiva. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado no período de janeiro a fevereiro de 2013, em um Hospital Filantrópico de Teresina–Piauí. Resultados: a experiência evidenciou que a inserção da prática do grupo de estudos na unidade de terapia intensiva fomentou não só o tratamento especializado de lesões, como também impulsionou a prevenção e a consequente redução da incidência destas. Conclusão: desta forma, foi possível compreender que intervenções de enfermagem baseadas em evidência difundidas por grupos de estudo colaboram para a melhoria da qualidade da assistência e reconhecimento do papel do enfermeiro.

Referências


Aquino PS, Moura LM, Florencio MIB, Moura ERF. Integração docente-assistencial no cuidado de feridas: relato de experiência. Rev. Rene 2006;7(2):81-8.

Morais GFC, Oliveira SHS, Soares MJGO. Avaliação de feridas pelos Enfermeiros de instituições hospitalares da rede pública. Rev. Texto e contexto Enfermagem 2008;17(1):98-105.

Fernandes LM, Caliri MHL. Uso da Escala de Braden e de Glasgow para identificação do risco para úlcera por pressão em pacientes internados em centro de terapia intensiva. Rev. LatinoAmericana Enfermagem 2008;16(6):115-21.

Sousa JERB, Silva HF. Custo do tratamento de úlcera por pressão em pacientes hospitalizados. Teresina, 2012. [monografia]. Universidade Federal do Piauí; 2012.

Araujo TM, Moreira MP, Caetano já. Avaliação de risco para úlcera por pressão em pacientes críticos. Rev Enferm UERJ 2010;19(1):58-63.

Fernandes NCS. Ulcera por pressão: um estudo com pacientes de unidade de terapia intensiva. Natal, 2005. [dissertação]. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005.

Moore ZEH, Cowman S. Cambios de posición para el tratamiento de las úlceras de decúbito (Revision Cochrane traducida). La Biblioteca Cochrane Plus. N.3. Oxford: Update Softwire Ltda; 2009.

Bork AMT. Enfermagem Baseada em Evidência. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.

Atallan AN, Castro AA. Revisão systemática e metanálise. In: Atallan AN, Castro AA. Evidências para melhores decisões clínicas. São Paulo: Lemos-Editoral; 1998.

Regan MA. A systematic review of therapeutic interventions for pressure ulcers after spinal cord injury. Arch Phys Med Rehabil 2009;90(1):213-31.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.