A dinâmica familiar diante do adoecimento da criança com leucemia: um estudo em Teresina/PI

José Henrique CARDOSO CARVALHO DA SILVA, Périsson Dantas DANTAS NASCIMENTO

Resumo


Trata-se de uma pesquisa de cunho clínico qualitativo, que objetivou compreender o impacto do diagnóstico da leucemia na criança sobre a dinâmica familiar, sob a ótica da análise do discurso. Foram realizadas oito entrevistas semidirigidas com familiares de crianças diagnosticadas com Leucemia, no primeiro semestre de 2014, em um hospital de referência em Teresina/PI. As entrevistadas destacam as peregrinações por diferentes locais, gastos financeiros, desgaste emocional e atraso nas ações de saúde. Revelaram mudanças na organização familiar após o adoecimento e tratamento do filho, resultando no afastamento do cotidiano do lar. Diante disso, emergem, além dos sentimentos de angústia, medo, culpa, desamparo e solidão. Destaca-se a demanda subjetiva de apoio, revelando a necessidade de suporte psicológico mediante as dificuldades enfrentadas. Pretendeu-se, assim, apresentar subsídios para a ampliação do conhecimento na área, bem como contribuir para a melhoria  do atendimento integrado pais/criança no contexto hospitalar. Palavras-chave: Dinâmica familiar. Leucemia Infantil. Psicologia da Saúde/Hospitalar.

Palavras-chave


Dinâmica familiar. Leucemia Infantil

Referências


Cerveny CMO, Berthoud CME. Visitando a família ao longo do ciclo vital. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002. 22p.

Alves MA. Atitudes dos Enfermeiros Face à Família nos Cuidados e sua Relação com a Vulnerabilidade da Família – contexto pediátrico. In: Carvalho, JC, et al. (Eds.) - Transferibilidade do Conhecimento em Enfermagem de Família. Porto: ESEP, 2012.

Carter B, Mcgoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995. 373-391p.

Silva FAC, et al. Representação Do Processo De Adoecimento De Crianças E Adolescentes Oncológicos Junto Aos Familiares. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009 abr-jun;13(2): 334-341. 5. Ataide, CA. O impacto do diagnóstico: a implicação da doença cancerígena na família (Internet), Belo Horizonte. 2006.

Rolland JS. Doença crônica e o ciclo de vida familiar. In: Carter B.; McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995. 373-391p.

Wanderbroocke ACNS. Cuidando de um familiar com câncer. Psicologia Argumento. 2005; 23(41): 17-23.

Quitana AM.; et al. Lutos e lutas: Reestruturações familiares diante do câncer em uma criança/adolescente. Psicol. Argum., Curitiba. 2011 abr-jun; 29 (65): 143-154.

Mutti CF.; Paula CC.; Souto MD. Assistência à Saúde da Criança com Câncer na Produção Científica Brasileira. Revista Brasileira de Cancerologia. 2010; 56(1): 71-83.

Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico- epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

Grant CH, Traesel ES. Vivências de cuidadores de crianças e adolescentes com câncer: uma reflexão sobre o apoio psicológico. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria. 2010; 11(1): 89-108.

Nehmy RMQ, et al. A perspectiva dos pais sobre a obtenção do diagnóstico de leucemia linfóide aguda em crianças e adolescentes: uma experiência no Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2011; 11 (3): 293-299.

Brown, FH. O impacto da morte e da doença grave sobre o ciclo de vida familiar. In Carter B & McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

Santos LF, et AL. Ser mãe de criança com câncer: uma investigação fenomenológica. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro.2011; 19(4):626-31.

Furtado MCC, Lima RAG. O cotidiano da família com filhos portadores de fibrose cística: subsídios para a enfermagem pediátrica. Rev Latino-am Enfermagem. 2003; 11(1):66-73.

Kohlsdorlf, M. Análise de estratégias de enfrentamento adotadas por pais de crianças e adolescentes em tratamento de leucemia. (Internet). Brasília (DF); 2008.

Bowlby J. Uma base segura: Aplicações clínicas da teoria do apego. Porto Alegre: Artes Médicas; 1989.

Castro EK, Piccini, CA. Implicações da doença orgânica crônica na infância para as relações familiares: algumas questões teóricas. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2002; 15 (3): 625- 635.

Martini II. Em uma enfermaria de cardiologia pediátrica. In: Caron NM. (Org.), Relação pais- bebê: Da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

Grant CH, Traesel, TS. Vivências de cuidadores de crianças e adolescentes com câncer: uma reflexão sobre o apoio psicológico. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria; 2010. 11 (1): 89-108.

Ortiz MCA, Lima RAG. Experiências de familiares de crianças e adolescentes, após término do tratamento contra câncer: Subsídios para o cuidado de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2007; 15(3).

Faria JB, Seidl EMF. Religiosidade e enfrentamento em contextos de saúde e doença: revisão da literatura. Psicologia: reflexão e crítica. 2005; 18(3): 381-389.

Macêdo S, Caldas MT. Uma análise crítica sobre técnicas de pesquisa fenomenológica utilizadas em Psicologia Clínica. Rev. NUFEN. 2011; 3(1).

Cezar-Ferreira, VAM. A pesquisa qualitativa como meio de produção de conhecimento em psicologia clínica, quanto a problemas que atingem a família. Psicologia: teoria e prática. 2004; 6(1).


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.