Perfil clínico e epidemiológico da mulher idosa com câncer de colo do útero em Teresina-PI, 2008-2012 / Clinical and epidemiological profile of elderly woman with cancer of the cervix in Teresina-Pi, 2008-2012

Aline Oliveira Oliveira Araújo, Antônia Cristina Batista Lira, Camila Manuela de Moura Sá Fortes, José Francisco Ribeiro, Rafael Gerson Meireles Barros

Resumo


RESUMO

Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil clínico e epidemiológico da mulher idosa com câncer de colo do útero em Teresina-PI. O tipo de estudo foi descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa. Foram estudadas 226 idosas cadastradas no banco de dados do HSM/APCC, no período de 2008 a 2012. Através de um formulário, analisaram-se as seguintes variáveis: características clínicas e epidemiológicas. Os resultados demonstram que 35% da população apresentava idade igual ou superior a 75anos, 87,5% são da cor preta ou parda, , 43% analfabetas,35,4% apresentava-se no estádio II e, 51,7% das mulheres idosas foram submetidas a tratamento radioterápico. Apesar de a principal limitação ter sido a falta de dados nos prontuários por parte dos profissionais que as preenchem, o maior percentual do estudo deu-se de idosas com baixo grau de instrução, pardas e negras, fatores de risco então conferidos para a doença quando associado ao baixo nível socioeconômico.

PALAVRAS-CHAVE: Colo uterino, Enfermagem, Idoso, Neoplasia, Perfil.


Palavras-chave


Colo uterino, Enfermagem, Idoso, Neoplasia, Perfil.

Referências


INCA (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER). Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA; 2011. 104 p.

Ministério Da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília (DF); 2010.

Ministério Da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. A situação do câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2006.

Secretaria de Saúde do Estado do Piauí. (SESAPI). A situação do câncer de colo do útero no Piauí; [citado 15 set. 2012]; Disponível em: htpp://

MASCARELLO KC, SILVA NF, PISKE MT, VIANA KC, ZANDONADE E, AMORIM MHC. Perfil Sociodemográfico e Clínico de Mulheres com Câncer do Colo do Útero Associado ao Estadiamento Inicial. Rev Bras Cancerol. 2012; 58(3); 417-426.

SILVA GA, GAMARRA CJ, GIRIANELLI VR, VALENTE JG. Tendência da mortalidade por câncer nas capitais e interiores do Brasil entre 1980 e 2006. Rev Saúde Públ. 2011; 45(6): 1009-18.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.