Acreditação hospitalar: limites e possibilidades / Hospital accreditation: limits and possibilities

Fernando José Guedes da Silva Júnior, Andrea Maria de Sousa Lopes

Resumo


O mundo, neste novo milênio, passa por inúmeras transformações, mudando paradigmas e exigindo das pessoas e, sobretudo, das organizações, novas posturas. Atualmente, vive-se a era da globalização e do conhecimento: um momento em a qualidade dos serviços é compreendida como requisito sine qua non.

Na área da saúde não é diferente. A qualidade da assistência também já é entendida como elemento essencial e que requer maior preocupação considerando que vive-se em mercado altamente competitivo. Assim, o gerenciamento da qualidade vem sendo, cada vez mais, utilizado e se tornando uma realidade nas organizações, levando os gestores a se conscientizarem acerca das modificações nas condições de mercado.

Mediados pela necessidade de manutenção da qualidade dos serviços em saúde as organizações tem buscado, incessantemente, a acreditação que se constitui como um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico, reservado e sigiloso, que tende a garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente aceitos. Esses padrões podem ser mínimos ou mais elaborados e exigentes, definindo diferentes níveis de satisfação e qualificação como complementam1.

Autores reconhecem que a acreditação representa uma distinção que a organização de saúde recebe pela qualificação evidenciada, ao mesmo tempo em que sinaliza para os clientes internos e externos, bem como para a comunidade em geral, que alcançou um padrão de gestão do negócio e da assistência, externamente reconhecido2-3. Em geral, a acreditação hospitalar é um diferencial adotado, cada vez mais, pelas instituições públicas ou privadas, impactando diretamente na área da economia, já que padroniza, cria protocolos, evita erros e retrabalhos, além de focar na segurança do paciente.

É verdade que os serviços de saúde têm procurado se adequar a esse nova realidade ao adotar modelos e estratégias que fortaleçam os mecanismos de gestão da qualidade.


Referências


Feldman LB, Gatto MAF, Cunha ICKO. História da evolução da qualidade hospitalar:

dos padrões a acreditação. Acta Paul Enferm. 2005;18(2):213-9.

Emidio LF. Acreditação hospitalar: estudos de caso no Brasil. Perspectivas em Gestão & Conhecimento 2013;3(1):98-113.

Genro BP, Goldin JR. Acreditação hospitalar e o processo de consentimento informado. Revista HCPA. 2012;32(4):496-502.


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