Implantação do acolhimento com classificação de risco: um relato de experiência / Host con el despliegue de la clasificación del riesgo: un relato de experiencia

Ana Carolina Floriano de Moura, Andréa Maria de Sousa Lopes, Antenor Lages Fortes Portela, Itapuan Damásio de Sousa, Suéli Nolêto Silva Sousa

Resumo


Trata-se de relato de experiência, estudo exploratório-descritivo que objetivou: Implantar sistema de acolhimento com classificação de risco no serviço de urgência e emergência (SUE) particular de Teresina-PI; Definir a nova rotina de atendimento do SUE; Estabelecer instrumento de avaliação para realização do acolhimento com classificação de risco dos pacientes; Elaborar protocolos para realização do acolhimento com classificação de risco; Proporcionar melhor gerenciamento do atendimento do SUE; Garantir o acesso do paciente em situação de urgência e emergência com mínimo de tempo possível, conforme prioridade de atendimento. O projeto ocorreu de setembro a novembro de 2012 em um SUE particular, após construção do instrumento de avaliação e protocolos de atendimento, bem como o treinamento de um enfermeiro. Os achados evidenciaram: melhora do fluxo do serviço, aceitação satisfatória por clientes e funcionários do SUE, atendimento médico no tempo estimado para cada área de risco e aprovação do serviço pela coordenação do SUE.

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2009.

Quitete JB, Oliveira ALG. Acolhimento com classificação de risco no serviço de emergência de um hospital geral. [Internet]. 2011 [citado 2011 Dez. 10]; [cerca de 10p.]. Disponível em: http:// www.hgg.rj.gov.br/artigos/artigoandreejane.pdf.

Smeltzer SC, Bare BG. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Guanabara Koogan. 2005.

Andrade LM, Martins EC, Caetano JA, Soares E, Beserra EP. Atendimento humanizado nos serviços de emergência hospitalar na percepção do acompanhante. Rev. Eletrônica de Enfermagem [Internet]. 2009 [citado 2009 Mar. 31]; 11(1); [cerca de 7p.]. Disponível em:

http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v11/n1/pdf/v11n1a19.pdf.

Brasil. Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF) 1986; 26 jun. Seção 1:1.

Cofen. Resolução Nº 423/2012. Dispõe sobre a classificação de risco feita de modo direto pelo profissional enfermeiro. [Internet]. 2012 [citado 2012 Abr. 09]. Disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-n-4232012_8956.html.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.