Violência doméstica e saúde da família: uma revisão integrativa / Domestic violence and family health: an integrative review

Fernanda de Macedo Coelho, Shirlei Marly Alves, Elza Mayara Antunes de Macedo, Neylany Raquel Ferreira da Silva

Resumo


Objetivou-se conhecer a relação entre a estratégia Saúde da Família e a temática violência, identificar qual a posição do profissional da saúde acerca da notificação e quais as dificuldades encontradas para a realização da notificação. A metodologia adotada seguiu os princípios de pesquisa bibliográfica, por meio das bases de consulta Bireme, Medline e Lilacs. Dos oito artigos encontrados, 50% trataram sobre a temática violência entre crianças e adolescentes, 37,5% no gênero mulher e 12,5% abrangiam todas as categorias. Os artigos foram analisados de acordo com as seguintes categorias previamente definidas: profissional de saúde e violência, importância da Saúde da Família na atenção às vítimas da violência, e notificação: desafio para o profissional de saúde. Os autores reconhecem que o tecnicismo e o “engessamento” de ações não é o caminho, enxergam as limitações existentes, e apontam para os desafios que existem à frente para que a notificação realmente aconteça.

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Impacto da violência na saúde dos brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2005b.

Assis, Simone Gonçalves de; Constantino, Patrícia. Violência contra crianças e adolescentes : o grande investimento da comunidade acadêmica na década de 90. In

Tavares, Maria de Lourdes. Abordagem da violência intrafamiliar no Programa Saúde da Família. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Violência faz mal à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Luna, Geisy Lanne Muniz; FerreirA, Renata Carneiro; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza. Notificação de maus tratos em crianças e adolescentes por profissionais da Equipe de Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, n. 15, v. 2, p. 481-91, 2010. Disponível em URL: . Acesso em: 03 jun 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.