Caracterização dos pacientes com câncer de pênis em um hospital filantrópico / Characterization of patients with cancer of the penis in a charity hospital

Ana Paula Allebrandt, Francisca Cecilia Viana Rocha, Luane Kelly Menezes da Silva, Thayna Mayara de Oliveira Araújo

Resumo


A incidência do câncer de pênis varia com a prática da circuncisão, higiene pessoal e a presença de fimose. O tratamento é baseado na extensão do tumor primário e sua classificação. O estudo objetiva traçar o perfil dos pacientes com câncer de pênis em um Hospital filantrópico em Teresina-PI. Pesquisa de natureza quantitativa descritiva, documental, realizado no período de julho de 2008 a julho de 2011. A coleta foi realizada em 99 prontuários, a análise ocorreu por meio do programa SPSS – versão 18.0. O estudo obedeceu aos princípios da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados apontam que a ausência de circuncisão na infância (73,7%) e a má higiene (86,8%) são os principais fatores predisponentes à essa neoplasia, sendo a amputação parcial a terapia que obteve mais êxito com 76,7% e dos pacientes em estudo 44,4% desenvolveram metástase. A importância da prática de circuncisão na infância aliada a informações sobre higiene íntima, autoexame e o uso da camisinha são relevantes medidas de prevenção essenciais ao câncer de pênis. O estudo contribuiu para a reflexão dos profissionais da saúde quanto a necessidade de orientações e cuidados de higiene que as mães devem ter desde o nascimento dos seus filhos.

Referências


KOIFMAN, L. et al. Epidemiological Aspects of Penile Cancer in Rio de Janeiro: Evaluation of 230 Cases. Internacional Braz J Urol, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 231-243, 2011.

BLEEKER, M. C. G. et al. Penile cancer: epidemiology, pathogenesis and prevention. World J Urol, v. 27, n. 2, p.141–150, jul. 2009.

REIS, A. A. S. et al. Aspectos clínico-epidemiológicos associados ao câncer de pênis. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.15, p. 1105-1111, 2010.

MADDINENI, S. B.; LAU, M. M.; SANGAR, V. K.. Identifying the needs of penile cancer sufferers: A systematic review of the quality of life, psychosexual and psychosocial literature in penile cancer. BMC Urology, p. 1471 - 2490, ago 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.