Os desafios epistemológicos no Hospital São Marcos / Challenges in the Hospital São Marcos epistemological

Fernando José Guedes da Silva Júnior, Daniel Coelho Farias, Neylany Raquel Ferreira da Silva

Resumo


Historicamente, o Hospital São Marcos, tem se destacado no movimento assistencial em saúde no Estado do Piauí e circunvizinhos. Precursor da inserção tecnológica no cuidado vem se consolidando na vanguarda hospitalar, sobretudo, na área oncológica.

Permeado por uma diversidade clínica, epidemiológica, socioeconômica e cultural a instituição tem sido reconhecida também na área da pesquisa como um celeiro de conhecimento que, por sua vez, tem sido compartilhado por diversos pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação das principais instituições deste Estado. A instituição tem sido, ainda, cenário de validação de diversos feasibility de estudos clínicos de câncer de mama e pulmão desenvolvidos por laboratórios nacionais e internacionais reconhecidos na área.

É, pois, nesse sentido que influenciados pelo contexto epistemológico e apoiado pelo modelo de gestão institucional criou-se uma Comissão de Ética em Pesquisa para dar suporte aos estudos e avaliação de projetos a serem desenvolvidos no hospital. Em 2011, tem-se uma das principais conquistas: o reconhecimento desta pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) dando-lhe a denominação de Comitê.

Diversos momentos foram vividos. Dificuldades e desafios foram inevitáveis, mais queremos compartilhar com todos, leitores, autores e equipe editorial, o fruto do nosso intenso trabalho para editar o primeiro de muitos outros números da Revista Multiprofissional em Saúde do Hospital São Marcos, cuja marca principal é a qualidade dos manuscritos publicados.

A publicação deste primeiro volume tem um significado especial, pois, trata-se da concretização de um sonho coletivo. Esse periódico emerge não apenas para ser reconhecido como um veículo de comunicação dessa instituição, mas, sobretudo, para propor um espaço emancipatório, permeado pelo debate e reflexões críticas sobre a investigação de temas e problemas relacionados com a saúde e áreas afins. Nessa perspectiva, acredita-se que avançar-se-á muito mais, a partir desta conquista.

A satisfação em publicar este primeiro volume da Revista Multiprofissional em Saúde do Hospital São Marcos amplia-se com a certeza que em breve haverá um crescente aumento do número de artigos para análise e publicação futuras. É verdade, que espera-se que os resultados evidenciados nos artigos publicados nesse número sirvam de estímulo para que diversos segmentos profissionais da área da saúde afins do Hospital São Marcos e quiçá do Brasil e do exterior possam ser protagonistas das publicações futuras.

Por fim, acredita-se, pois, que nesse novo momento histórico do Hospital São Marcos iniciado a partir do primeiro número da Revista Multiprofissional em Saúde da instituição, possa-se contribuir para minimização da paradoxal dicotomia entre teoria e prática, propiciando o crescimento profissional, individual e coletivo e, com isso, intervir positivamente na qualidade da assistência à saúde.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.