Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Multiprofissional em Saúde do Hospital São Marcos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

CATEGORIA DE ARTIGOS

Artigos Originais: trabalhos de pesquisa com resultados inéditos e que agreguem valores à Comunidade Cientifica. Digitados em Times New Roman, tamanho 12, e impressos em folhas de papel A4 (210 x 297mm), com espaçamento 1,5 margens de 2,5cm, com o máximo de 14 laudas. Sua estrutura é a convencional, isto é, contendo introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão em itens separados, sendo que será aceito subtítulos acrescidos a esta estrutura.

Artigos de Revisão: trabalhos destinados a englobar os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, baseados em uma bibliografia pertinente, critica e sistemática, acrescido de análise e conclusão, com no máximo 12 laudas.

Relato de experiência: estudos avaliativos, originais ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes, experiências acadêmicas, estudo de caso, contendo descrição de procedimentoscomestratégias de intervenção, evidência metodológicaapropriada de avaliação de eficácia, limitada a 8 laudas.

Atualização: destinados a abordar informações atuais sobre temas de interesse da área, e potencialmente investigativos, com no máximo 5 laudas.

Resenhas: revisão critica da literatura científica publicada em livros, orientando o leitor, em uma lauda, quanto as suas características e usos potenciais. Deve conter a referência completa do trabalho comentado.

Cartas ao editor: destinadas a comentários de leitores sobre trabalhos publicados na Revista, podendo expressar

concordância ou discordância com o assunto abordado, em uma lauda.

FORMA E PREPARO DOS MANUSCRITOS

Os originais devem ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4, com espaço 1,5, fonte Times New Roman 12 e com as 4 margens de 2,5 cm. No preparo do original, deverá ser observada, a seguinte estrutura:

Página de Identificação: Título e subtítulo do artigo com no máximo 12 palavras, em português, inglês e espanhol; nome do(s) autor(es) com indicação em nota de rodapé do título universitário máximo e a instituição a que pertencem. Destacar com um (asterisco) nome do autor responsável pela troca de correspondência, e-mail, fone e fax.

Resumo: deverá conter no máximo 150 palavras, em português, inglês e espanhol, e devem preceder o texto. Para os artigos originais o resumo deve ser estruturado (Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão); para as demais categorias de artigos não é necessária estruturação.

Descritores: Devem acompanhar o resumo, abstract e resumen e correspondem às palavras e expressões que identificam o conteúdo do artigo. Apresentar 3 a 5 descritores em português, inglês e espanhol em ordem alfabética. Usar para definição dos descritores: Descritores em Ciências da Saúde-DECS. (lista de descritores utilizada na Base de Dados LlLACS da Bireme) disponível no endereço http://decs.bvs.br/.

Texto: Deverá obedecer a estrutura exigida para cada categoria de trabalho, no caso de artigos originais (pesquisa) os resultados devem estar separados da discussão. O ítem conclusão não deve conter citações. As citações no texto devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Identificar as citações por números arábicos, entre parênteses e sobrescrito, sem menção do nome dos autores. Se forem seqüenciais, devem ser separadas por hífen; se forem aleatórias, devem ser separadas por vírgula. No texto deve estar indicado o local de inserção das figuras, gráficos, tabelas, da mesma forma que estes estiverem numerados, seqüencialmente. Todas as figuras (gráficos, fotografias e ilustrações) e tabelas (no máximo 5) deverão ser em preto e branco.

 

Referências: As referências dos documentos impressos e eletrônicos seguem o Estilo Vancouver, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, atualizadas em 2008 disponível no endereço eletrônico www.icmje.org. O alinhamento das referências deve ser feito pela margem esquerda. Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus e International Nursing Index. Devem ser apresentados sem negrito, itálico ou grifo, conforme os exemplos abaixo.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

Artigo Padrão

Um autor

Nóbrega-Therrien SM. A enfermeira e o exercício do poder da profissão: a trama da ambigüidade. Acta Paul Enferm. 2004; 17(1):79-86.

Dois autores

Queiroz MVO, Jorge MSB. Concepções de promoção da saúde e atuação dos profissionais que cuidam da criança. Acta Paul Enferm. 2004; 17(1):31-7.

Com três ou mais autores

Fernandes JD, Guimarães A, Araújo FA, Reis LS, Gusmão MC, Margareth O. B. Trabuco, MOB et al. Construção do conhecimento de enfermagem em unidades de tratamento intensivo: contribuição de um curso de especialização. Acta Paul Enferm. 2004; 17(3):325-32.

Instituição como Autor

Center for Disease Control. Protection against viral hepatitis. Recomendations of the immunization. Practices Advisory Committee. MMWR. 1990; 39(RR-21):1-27.

Sem indicação de autoria

For more pregnant womwn getting antenatal care. J Adv Nurs. 2004;47(6):683-4.

Volume com suplemento

Shen HM, Zhang QF. Risk assessment carcinogenicity and acupation lung center. Environ Health Perspect. 1994; 102 Suppl 1:275-82.

Fascículo com suplemento

Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Bioética. 1996; 4(2 Supl): 15-25.

Volume em partes

Milward AJ, Meldrum BS, Mellamby JH. Forebrain ischaemia with CA 1 cell loss impairs epileptogenesis in the tetanus toxin limbra seizure model. Brain.1999; 122(Pt 6):1009-16.

Fascículo em partes

Jones J. Management of leg ulcers. Nurs Times. 2000; 96 (43 Pt2): 45-6.

Fascículo sem volume

Ribeiro LS. Uma visão sobre o tratamento dos doentes mentais no sistema público de saúde. Rev USP. 1999; (43): 55-9.

Sem fascículo e sem volume

Duhl L. A saúde e a vida citadina. Saúde Mundo. 1990:10-2.

Artigo com errata publicada

Hamlin JA, Kahn AM. Herniography in symptomatic patients following inguinal hernia repair. West J Med. 1995;

162(1):28-31.Erratum in: WestJ Med. 1995; 162(3):278

Artigo no prelo

Silva LM, Clapis MJ. Compreendendo a vivência materna no primeiro contato com seu filho na sala de parto. Acta Paul Enferm. No prelo 2004.

Editoriais

Whitaker IY. Atendimento ao trauma: um vasto campo para a enfermeira [editorial]. Acta Paul Enferm. 2004; 17(2):131. Livros e outras monografias

Individuo como autor

Cassiani SHB. Administração de medicamentos. São Paulo: EPU; 2000.

Editor, Organizador, Coordenador como autor

Almeida MCP, Rocha SMM, organizadoras. O trabalho de enfermagem. São Paulo: Cortez; 1997.

Instituição como autor e publicador

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à

mulher. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001.

Capítulo de livro

Furegato ARF. A conduta humana e a trajetória do ser e do fazer da enfermagem. In: Jorge MSB, Silva WV, Oliveira FB, organizadoras. Saúde mental: da prática psiquiátrica asilar ao terceiro milênio. São Paulo: Lemos Editorial; 2000. p. 93-116.

Obs: Na indicação de edição o numeral ordinal deve ser mantido de acordo com o idioma original (5a ed., 5th ed. etc.)

Trabalho apresentado em evento

Abreu AS. Atuação do enfermeiro junto às necessidades educativas do paciente submetido à hemodiálise [resumo]. In: 52° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2000 Out 21-26; Recife. Livro de resumos. Recife: ABEn Seção -PE; 2000. p.10.

Dissertação e Tese

Pirolo SM. A equipe de enfermagem e o mito do trabalho em grupo [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem; 1999.

Cuenca AMB. O uso da Internet por docentes da área de Saúde Pública [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública; 2004.

Documentos legais (legislação, doutrina e jurisprudência)

Brasil. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado; 1988.

Brasil. Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF) 1986; 26 jun. Seção 1:1.

Documentos em formato eletrônico

Artigo de periódico

Deslandes SF. Análise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalar. Cienc Saúde Coletiva [Internet]. 2004 [citado 2004 Nov. 16]; 9(1):[cerca de 8p.]. Disponível em: http//www.scielo.brascielo.php? pid = S 141381232004000100002&script=sci_arttext&ting=pt.

Monografia

São Paulo (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente (Internet). São Paulo; 1999. v. 1. [citado 2004 Nov. 16]. Disponível em: HTTP//WWW.bdf.fat.org.br/SMA/entendendo/indic1.

Tabelas: As tabelas deverão ser envidas em folhas separadas do texto, ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas por seu título, recomendando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos.

Ilustrações: As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) deverão ser numeradas, consecutivamente com algarismos arábicos e citadas como figuras. Formato das ilustrações em tif, gif ou jpeg. O título das figuras deve ser colocado na parte inferior. Devem ser suficientemente claras para permitir a reprodução. Os gráficos deverão vir preparados em programa processador de gráficos.

Legendas: Imprimir as legendas usando espaço duplo, acompanhando as respectivas figuras e tabelas. Cada legenda deve ser numerada em algarismos arábicos, correspondendo a cada figura e tabela e na ordem que foram citados no trabalho.

Abreviaturas e Siglas: Devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto. Nas legendas das tabelas e figuras devem ser acompanhadas de seu nome por extenso. As abreviaturas e siglas não devem ser usadas no título dos artigos e nem no resumo.

artigos e nem no resumo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; fonte Times New Roman; papel A4 com as 4 margens de 2,5 cm; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

CARTA DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

 

 

 

 

Eu,_____________________________________________, brasileiro (a), inscrito (a) no CPF sob nº ________________, portador da célula de identidade nº _____________________, pelo presente termo, autorizo a publicação do artigo intitulado “_________”, de minha autoria na Revista Multiprofissional em Saúde do hospital São Marcos. Trata-se de um artigo que atende aos requisitos que me foram solicitados pelos coordenadores da revista e sobre o qual me responsabilizo civilmente pela publicação do artigo. Não receberei exemplares, dando assim quitação dos direitos autorais.

 

Por ser verdade, firmo o presente e dou fé.

 

__________________________________________________

Local / Data

 

__________________________________________________

Nome completo

 

__________________________________________________

Assinatura

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2317-8426